BOLSA QUALIFICAÇÃO É ELITISTA!

BOLSA QUALIFICAÇÃO É ELITISTA!

Assine o abaixo-assinado que requer a criação da BOLSA CULTURA PARANÁ, uma bolsa criada para levar recursos, de forma ampla e efetiva, para trabalhadoras e trabalhadores da cultura que estão IMPEDIDOS de trabalhar desde março de 2020.

Bolsa Qualificação é eletista. Não vai chegar na ponta. Libera Bolsa Cultura Paraná já.

https://www.change.org/BolsaCulturaPR
Saiba mais nas redes da SOS Cultura – PR
#ACulturapedesocorro #AprovaPL168 #SOSCulturaPR #BolsaCulturaParana

CARTA DE REPÚDIO

CARTA DE REPÚDIO

Prezados amigos, seguidores e trabalhadores da cultura do Paraná. Viemos a público, assim como tantos outros trabalhadores que já passaram por isso, RECHAÇAR esse novo ataque do Sr. Manoel J. Souza Neto à nossa iniciativa de articulação social em prol dos direitos da cultura e da melhoria dos serviços da cultura em nosso Estado.
Temos nos deparado com reiteradas ofensas advindas de uma pessoa que, conforme é público e notório, age contra todo e qualquer movimento, coletivo e reunião que não a tem como protagonista (o que é o caso de nosso coletivo). Por conta desse comportamento, todo setor da cultura no Estado acompanha há anos, diversas iniciativas de participação popular que já foram atrapalhadas, sem contar os profissionais que desistiram de atuar ou caíram nas ameaças veladas ou explícitas advindas também deste detrator.
Sempre confundindo os desavisados pela profusão de dados e por informações deliberadamente mal organizadas e retorcidas, de modo a inibir uma análise mais cuidadosa (onde ficaria cristalina a ausência de razão e o desejo de destruir) o Sr. Manoel Neto se utiliza de processos de artifício, alegações espetaculosas, factóides, e afirmações jamais provadas para fazer valer a desunião e a desinformação no setor. Suas ferramentas são publicações em grupos ou em páginas de rede social (coordenadas por ele mesmo) direcionadas não só a Rede Coragem, mas também a outros coletivos, instituições e pessoas que tentam atuar na política cultural do estado legitimamente como sociedade civil.
Primeiramente, importante ressaltar que SOMOS À FAVOR DE TODA E QUALQUER SINDICÂNCIA, APURAÇÃO E FISCALIZAÇÃO por parte do poder público no que se refere não só aos ritos relacionados à realização da Lei Aldir Blanc, mas a todo e qualquer processo público. E que toda a documentação, ofícios da rede coragem aos órgãos públicos se encontram disponíveis em nosso site há mais de 1 ano.
Segundamente, também ressaltamos que NÃO VAMOS NOS CALAR E NEM REDUZIR a articulação que não só a Rede Coragem, mas tantos outros coletivos tem realizado ao pressionarem o Governo, a Fundação Cultural com diálogo e com apontamentos sobre a melhoria do serviço público voltado à cultura.
Terceiramente, convidamos você que nos lê a se inteirar dos fatos, a formar também o seu coletivo e cobrar junto a todas as organizações, coletivos e grupos que estão em diálogo, as atitudes e execuções do poder público em favor da cultura do Estado e do seu município.
Em um momento tão triste e sofrido da nossa história, com o setor cultural em tamanha desestruturação, em um país que está assolado por fake news em redes sociais, com inúmeras ações nocivas do Governo, é de assustar que um ser humano que se diz defensor da cultura queira, mais um vez, desestruturar as articulações do setor.
Estamos aqui à disposição de qualquer cidadão para tirarmos dúvidas, acolhermos iniciativas e trabalharmos juntes para melhoria da nossa situação, que já está tão precária.
E o recurso do Profice?

E o recurso do Profice?

Protocolamos hoje um ofício (LINK AQUI) para a Secretaria da Fazenda, Superintendência da Cultura e para a Comissão de Cultura da ALEP pedindo informações sobre o esgotamento dos recursos do Profice em 2020. Considerando a demora na divulgação do resultado e o esgotamento de R$16.000.000,00 (16 Milhões) em 2020, vemos como uma ameaça aos projetos contemplados no programa. O Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná é o programa de fomento mais importante do Estado, e que demorou anos para ser aprovado e finalmente implementado. É importante que haja prazo e recursos suficientes para os contemplados participarem do programa. Link para a resolução AQUI!

Oficio 092020

resolucao_n.385_2019_sefa

Tutorial de Cadastro no E-Compras – Lei Aldir Blanc Curitiba

Tutorial de Cadastro no E-Compras – Lei Aldir Blanc Curitiba

Atenção! Caso seu projeto seja aprovado no edital de Fomento, a FCC solicita que você envie todas as certidões para uma auditoria. É um processo complicado mas os coletivos de Cultura de Curitiba fizeram um tutorial muito didático:

Como fazer o cadastro do e-compras e comprovante de cadastro!

É importante adiantar esta documentação para não ter problemas na contratação!

#PRORROGALEIALDIRBLANCJÁ

#PRORROGALEIALDIRBLANCJÁ

Como integrantes do setor cultural do Estado do Paraná, nós da CORAGEM – Rede de Profissionais da Música de Curitiba endossamos por meio deste documento a necessidade da votação e aprovação em regime de urgência da emenda proposta pela Deputada Sra. Jandira Feghali ao projeto de Lei 4.078/2020 que: 

“Dispõe sobre a extensão dos prazos de aplicação dos recursos federais transferidos aos demais entes da Federação com fundamento em atos infralegais quando os recursos forem vinculados à execução de ações de enfrentamento e mitigação dos efeitos sociais adversos da pandemia da covid-19.

Este projeto irá impactar diretamente na efetividade da Lei Aldir Blanc, projeto criado para mitigar os efeitos da pandemia da COVID-19 no setor cultural, entretanto, sabemos da dificuldade que os entes federativos estão enfrentando neste momento para a aplicação correta deste recurso a tempo.

Ao entender que a pandemia ainda está em curso e o setor cultural segue impedido de exercer as suas atividades, faz-se extremamente necessária esta prorrogação. É possível considerar também que os recursos gerados também impactarão em outras áreas

Neste sentido, apoiamos a emenda proposta e contamos com o voto dos Senhores para que a Lei Aldir Blanc faça jus ao seu propósito, sobretudo em respeito aos trabalhadores da cultura brasileira.

AULÃO Prêmio Trajetórias 19/11 às 18h

AULÃO Prêmio Trajetórias 19/11 às 18h

🚨Plantão de informações sobre os editais da Lei Aldir Blanc no Paraná

ATENÇÃO! Para auxiliar os Mestres da Cultura Popular, artistas veteranos, técnicos e interessados na inscrição do Prêmio Trajetórias da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura faremos uma live pelo google meet para explicar os procedimentos de inscrição e incentivar a todos a se inscreverem!

Será amanhã, 19/11 às 18h pelo link: meet.google.com/bim-aeyb-mjp
ATENÇÃO: muito importante que antes da reunião TODXS leiam com atenção o seguinte documento:

Passo a Passo para inscrição no Prêmio Trajetórias da SECC!

As áreas que o edital irá contemplar são : Cultura Tradicional, Cultura de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, Cultura Afro, Cultura LGBTQIA+, Cultura de Refugiados, Migrantes e Apátridas, Cultura Hip Hop, Fanfarras, Bandas Marciais, Dança, Cultura Alimentar, Teatro, Música, Literatura, Artes Visuais, Circo, Audiovisual, Ópera, Arte Educação e Técnicos.

AULÃO ONLINE | Edital de Fomento – LAB

AULÃO ONLINE | Edital de Fomento – LAB

📣 Dias 31/10 (sábado 15h) e 02/11(segunda 19h), os produtores culturais e integrantes da Rede Coragem, Bina Zanette e Bernardo Bravo, realizarão aulões para orientar na inscrição do edital de fomento da Fundação Cultural de Curitiba (Lei Aldir Blanc), MODALIDADE 1, destinado aos trabalhadores da cultura de Curitiba (pessoa física).

Se inscreva e receba o link da reunião em:
https://forms.gle/kBrV5N4vPEdsEyM7A

A quantidade de vagas gratuitas será de 100 pessoas, definidas pela ordem de inscrição.

Acesse o edital aqui: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/pub/file/multimidia/pdf/1169-2992-ed038_2020.pdf

Até lá ✨