Eunápolis, município da Bahia, já possui seu Observatório Cultural. Ele é um espaço virtual de acompanhamento, socialização de informação, reflexão e fiscalização quanto a aplicação da Lei Aldir Blanc que você pode criar em seu município, para dialogar com os cidadãos, artistas e demais fazedores de cultura da cidade, acompanhando o passo a passo da aplicação prática das ações previstas na lei, pelo poder público.

Como um fórum permanente de pessoas e instituições, a animar o processo de aplicação da lei – na medida em que surgem as demandas e desafios –, que possam ocorrer na gestão dos recursos do auxílio emergencial da cultura. E como um Fórum aberto (e de conexão remota), todos devem opinar, sugerir e participar. Rodas de bate papo on-line, lives e demais atividades virtuais podem acontecer, considerando as temáticas culturais e a necessidade do auxílio de emergência cultural já.

É articular os fazedores de cultura para seguir os passos dados no fluxo do dinheiro, acompanhar desde as medidas prévias de atendimento aos artistas, até o início do repasse aos beneficiários, além de observar a implementação das ações de incentivo a projetos Culturais, via edital ou premiação das iniciativas realizadas on-line.

Utilize a identidade visual, insira o nome de sua cidade, copie a ideia, crie do seu melhor jeito e faça chegar a outros locais. Afinal, conhecendo a realidade dos nossos municípios, uns mais outros menos, todos vamos precisar de muito esforço pra fazer valer esse direito!