A Rede Coragem é um convite ao movimento diante a paralisação imposta pelo isolamento social.

Sem perspectiva de retomada às atividades presenciais e sem propostas efetivas do poder público para o setor, trabalhadoras e trabalhadores da cultura em Curitiba se unem de forma virtual para incentivar novos formatos de realização e de mobilização no coletivo.

Com reuniões virtuais semanais, desde março de 2020, dois núcleos se formaram, um núcleo para estudar políticas públicas e promover diálogos entre a classe artística e o poder público e outro núcleo para realização da plataforma Apoie Quem Cria.

A Rede Coragem não representa institucionalmente a classe artística e sim é formada por profissionais com comprovada e notória trajetória no setor musical e cultural. Nossas ações têm como foco a participação da sociedade civil nos processos democráticos que envolvem decisões sobre os recursos e Leis que regulamentam o nosso setor no âmbito municipal, estadual e federal.

O núcleo político da Rede Coragem é formado por Adriano Esturilho, Augusto Ribeiro, Bella Souza, Bernardo Bravo, Bina Zanette, Brenda Santos, Carol Wanderley, Greice Barros, Igor Kierke, Isadora Flores, Marcio Juliano e Téo Ruiz.

O núcleo do Apoie Quem Cria é formado por Aline Valente, Bernardo Bravo, Bina Zanette, Brenda Santos, Carol Mariano, Felipe Pazello, Lucas Rodrigues, Isadora Flores, Luigi Castel, Marcio Juliano e Thierry Piovezan.

Como todo espaço democrático, os membros têm direito de expressar suas ideias, expressões políticas e ideológicas. O que torna a Rede Coragem um movimento apartidário e que, para manter sua essência, não recebe apoio nem apoia nenhuma instituição governamental ou partidária.

Em junho de 2020, realizamos o Contratempo Festival, para dar foco a situação de vulnerabilidade vivida pelo setor cultural no estado do Paraná. Nesta primeira edição mobilizamos 100 artistas/coletivos paranaenses que, em suas páginas do Instagram, transmitiram 12 horas de programação ao vivo, alcançando 70mil pessoas em um único dia.

Entre junho e setembro de 2020, realizamos a primeira edição do Apoie Quem Cria, que acontece de forma independente, com trabalho voluntário dos técnicos e produtores, e patrocínio do poder privado para os artistas.

Conheça os profissionais que compõe os núcleos: coragem.redelivre.org.br/nucleos.