Prezados amigos, seguidores e trabalhadores da cultura do Paraná. Viemos a público, assim como tantos outros trabalhadores que já passaram por isso, RECHAÇAR esse novo ataque do Sr. Manoel J. Souza Neto à nossa iniciativa de articulação social em prol dos direitos da cultura e da melhoria dos serviços da cultura em nosso Estado.
Temos nos deparado com reiteradas ofensas advindas de uma pessoa que, conforme é público e notório, age contra todo e qualquer movimento, coletivo e reunião que não a tem como protagonista (o que é o caso de nosso coletivo). Por conta desse comportamento, todo setor da cultura no Estado acompanha há anos, diversas iniciativas de participação popular que já foram atrapalhadas, sem contar os profissionais que desistiram de atuar ou caíram nas ameaças veladas ou explícitas advindas também deste detrator.
Sempre confundindo os desavisados pela profusão de dados e por informações deliberadamente mal organizadas e retorcidas, de modo a inibir uma análise mais cuidadosa (onde ficaria cristalina a ausência de razão e o desejo de destruir) o Sr. Manoel Neto se utiliza de processos de artifício, alegações espetaculosas, factóides, e afirmações jamais provadas para fazer valer a desunião e a desinformação no setor. Suas ferramentas são publicações em grupos ou em páginas de rede social (coordenadas por ele mesmo) direcionadas não só a Rede Coragem, mas também a outros coletivos, instituições e pessoas que tentam atuar na política cultural do estado legitimamente como sociedade civil.
Primeiramente, importante ressaltar que SOMOS À FAVOR DE TODA E QUALQUER SINDICÂNCIA, APURAÇÃO E FISCALIZAÇÃO por parte do poder público no que se refere não só aos ritos relacionados à realização da Lei Aldir Blanc, mas a todo e qualquer processo público. E que toda a documentação, ofícios da rede coragem aos órgãos públicos se encontram disponíveis em nosso site há mais de 1 ano.
Segundamente, também ressaltamos que NÃO VAMOS NOS CALAR E NEM REDUZIR a articulação que não só a Rede Coragem, mas tantos outros coletivos tem realizado ao pressionarem o Governo, a Fundação Cultural com diálogo e com apontamentos sobre a melhoria do serviço público voltado à cultura.
Terceiramente, convidamos você que nos lê a se inteirar dos fatos, a formar também o seu coletivo e cobrar junto a todas as organizações, coletivos e grupos que estão em diálogo, as atitudes e execuções do poder público em favor da cultura do Estado e do seu município.
Em um momento tão triste e sofrido da nossa história, com o setor cultural em tamanha desestruturação, em um país que está assolado por fake news em redes sociais, com inúmeras ações nocivas do Governo, é de assustar que um ser humano que se diz defensor da cultura queira, mais um vez, desestruturar as articulações do setor.
Estamos aqui à disposição de qualquer cidadão para tirarmos dúvidas, acolhermos iniciativas e trabalharmos juntes para melhoria da nossa situação, que já está tão precária.